Caros Pais/Encarregados de Educação
 
Para dar cumprimento aos Estatutos da APEEALC, encontra-se convocada a Assembleia Eleitoral, para o próximo dia 17 de novembro, pelas 19:00 horas, no auditório da Escola Secundária Latino Coelho.
 
Convocatória para a eleição dos corpos sociais da APEEALC

 
Caros Pais e Encarregados de Educação
 
As aulas no Agrupamento Latino Coelho têm o seu início no próximo dia 13 de setembro.
 
Calendário de apresentação/reuniões
 
Centro Escolar de Cambres
Todos os anos: dia 13, às 09:00 horas
 
Centro Escolar de Lamego
Jardim de infância: dia 12, às 19:00 horas
1º Ano: dia 13, às 09:30 horas
2º ano: dia 13, às 11:00 horas
3º ano: dia 13, às 14:30 horas
4º ano: dia 13, às 16:00 horas
 
Centro Escolar de Penude
Todos os anos: dia 12, às 18:30 horas
 
Escola EB 2/3
5º ano: dia 13, às 09:00 horas
6º e 7º anos: dia 13, às 11:00 horas
 
Escola Latino Coelho
8º e 9º anos: dia 13, às 09:00 horas
10º, 11º e 12º anos: dia 13, às 14:00 horas
CEF e Cursos Profissionais: dia 13, às 11:00 horas
 
Jardins de Infância de Avões, Penajóia e Sande: dia 13, às 09:00 horas
 
Um bom ano escolar!

 

Caros Pais/Encarregados de Educação,

Tem sido grande a vossa preocupação, principalmente dos Pais/Encarregados de Educação do perímetro da cidade, sobre os Transportes Escolares.

Todos os tranportes escolares vão ser realizados, salvo pequenos ajustes, nos moldes do ano anterior.

No que diz respeito aos transportes do perímetro da cidade, realizados nos últimos anos pela Associação de Freguesias do Norte, vão passar a ser efetuados pela Transdev. Num contacto, efetuado hoje, com a Transdev, foi-nos transmitido que o transporte dos nossos filhos vai ser feito nos moldes em que vinha a ser efetuado pela Associação de Freguesias. Os Pais/Encarregados de Educação que contratualizavam o transporte dos seus filhos com a Associação de Freguesias podem faze-lo, se assim o desejarem, com a Transdev ou optar por outras soluções existentes na cidade. Temos o compromisso de que nenhuma criança ficará por transportar, nos primeiros dias de aulas, por questões burocráticas e ou logisticas.

 

Hoje, 4 de setembro, decorreu mais uma reunião, de onde sairam mais algumas informações. Reforçamos que esta informação é para os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que eram transportados pelos serviços da Associação de Freguesias do Norte.

Os alunos vão ter um passe, pelo que é necessário levarem uma fotografia quando forem fazer a inscrição;

Os Pais e Encarregados de Educação devem preencher este modelo, aqui, validar na escola, que depois deve ser entregue nas instalações da Transdev;

O passe vai ter um custo de €27,10, sem limite do n.º de viagens, no circuito em causa;

Sobre o valor do passe será aplicado o desconto de 60% e 25%, respetivamente para o escalão A e B;

Para utilizações esporádicas, existe uma caderneta de 10 bilhetes com o custo de €9,00. Cada bilhete representa uma viagem;

O valor mensal do passe pode ser liquidado a partir do dia 21 do mês anterior a que disser respeito. O pagamento pode ser feito nas instalações da Transdev e, numa fase posterior, ao motorista do autocarro.

 

 

 

 

No dia 22 de junho foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5458-A/2017, que aprova o calendário escolar e o calendário de provas e exames, para o ano letivo 2017/2018.

"O presente calendário procura conjugar o desenvolvimento de atividades educativas e letivas, necessárias ao trabalho curricular, com o interesse das crianças, alunos e das próprias famílias, de modo a compatibilizar as necessidades educativas e a organização da vida familiar e da partilha de tempo comum em família. Nesse propósito, para além de se constituir como elemento indispensável à organização e programação a desenvolver pelos estabelecimentos da educação pré- escolar e dos ensinos básico e secundário, tendo em vista a operacionalização do projeto educativo e do plano de atividades, é igualmente o instrumento que garante o tempo necessário para a realização de provas e exames nacionais, cuja organização e implementação exigem um significativo envolvimento de recursos humanos e de afetação de espaços dos estabelecimentos de ensino.", in Despacho n.º 5458-A/2017, de 22 de junho.
 
Neste ano letivo, e ao contrário dos anos anteriores, o calendário escolar será o mesmo para os ensinos pré-escolar, básico e secundário.

Caros pais/Encarregados de Educação,

Sabemos que se encontram preocupados por ainda não ser conhecido o plano de atividades do ATL de Verão, para levar a efeito no CEL, a partir da próxima segunda feira, levando alguns Pais/Encarregados de Educação a questionarem a realização do mesmo.

Sim, a promessa que temos é que o ATL de Verão 2017 vai ter início na próxima segunda feira e nos moldes dos anos anteriores.

Sim, ainda não temos plano de atividades e ementa, mas acreditamos, com base nas informações de que dispomos, que tudo estará operacional na data de início do ATL.

Caso não haja nada em contrário também iremos publicar/divulgar aqui o plano de atividades mensal, à semelhança do que fizemos nos últimos anos.

 

 

Caros Pais/Encarregados de Educação,

 

Nos últimos dias a nossa comunicação social só nos tem apresentado casos e informação sobre o jogo "Baleia azul", cujo último nível é o suicídio.

Os nossos jovens podem ser atraídos para o jogo por convites recebidos por sms, whatsapp, facebook ou outras mensagens, pelo que os temos de alertar para este perigoso jogo e estar atentos e vigilantes.

A origem do novo pode estar relacionado com um dos desafios do próprio jogo, onde os participantes são desafiados a desenharem uma baleia zul no braço, com base na crença de que as baleias azuis dão à costa com o intuíto de porem fim à vida, embora alguns biólogos já tenham afastado essa ideia.

A PSP deixou alguns conselhos aos Pais/Encarregados de Educação sobre o jogo:

- Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações;
- Deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na internet e das redes sociais;
- Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;
- A PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos; 
- Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;
- Sempre que os pais suspeitem que as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação devem dirigir-se à Esquadra da PSP mais próxima e efetuar uma denúncia relatando todos os factos.