O meu pé de laranja lima

O meu pé de laranja lima, da autoria de José Mauro de Vasconcelos, conta-nos a história encantadora de Zezé, um menino muito pobre, mas muito curioso e inteligente.
Zezé era um menino muito irrequieto, mas com um coração enorme. Na verdade, Zezé repartia o pouco que tinha com os colegas ainda mais pobres do que ele. Um dia, desenvolveu uma amizade muito invulgar… O que se teria passado?
 
 
 
Os Maias

Eça de Queirós é um dos mais prestigiados escritores portugueses e Os Maias uma obra fabulosa. A história localiza-se nos finais do século XIX, quando a família Maia, constituída pelo avô Afonso e pelo neto Carlos, decidiu ir viver para Lisboa, no Ramalhete. Para compreendermos melhor a história desta família, temos que recuar alguns anos, até à altura em que o avô Afonso conheceu o amor da sua vida, Maria Eduarda.
 
Li e Gostei! - Os Maias
 
 
 
Publicações anteriores
 
Li e Gostei! - Úrsula, a maior
Li e Gostei! - A Rapariga no Comboio
Li e Gostei! - A Cidade e as Serras
Li e Gostei! - Ulisses
Li e Gostei! - O Diário de Anne Frank
Li e Gostei! - O Mandarim
Li e Gostei! - O Centauro no Jardim
Li e Gostei! - Divergente
Li e Gostei! - O Recruta
Li e Gostei! - Os Ciganos
Li e Gostei! - Rock War
Li e Gostei! - Vicente
Li e Gostei! - O Cavaleiro da Dinamarca
Li e Gostei! - O Diário
Li e Gostei! - Ismael e Chopim
Li e Gostei! - A Culpa é das estrelas

 

Hoje decorreu a 9ª edição Feira de Orientação Vocacional "To Be" no nosso Agrupamento.

No decurso desta Feira foi disponibilizada informação sobre o ensino superior universitário e politécnico, ensino profissional e profissionalizante, bem como apresentação dos ramos militar e policial. Foram realizados workshops e atividades relacionadas com a inovação e a criatividade.

A Associação de Pais, na pessoa do seu Presidente da Mesa da Assembleia Geral, também visitou a Feira, congratulando-se e apoiando a realização desta iniciativa, pois o contacto e interação com as instituições presentes, permite aos alunos refletirem sobre o seu futuro, bem como o percurso a seguir.

  

 

Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas.
(Extraído do poema "Semana Santa" do Prof. João Brito)

A todos desejamos uma Páscoa Feliz, em fraternidade, amizade e família.
Que todos vivam esta quadra festiva com saúde e alegria.

 

A Câmara de Lamego leva a efeito o ATL Páscoa Ativa. Este é um espaço lúdico-pedagógico que tem por função complementar o processo educativo e formativo das crianças e jovens, através da participação em atividades definidas para o projeto. Este projeto vai proporcionar atividades de lazer a crianças e jovens dos 3 até aos 15 anos.

Toda a informação sobre o ATL Páscoa Ativa, aqui

Foram hoje publicados os Rankings das Escolas. Sabemos que eles valem o que valem e cada um pode dar a sua interpretação.
Porém, o mais importante é que a Escola saiba interpretar esses resultados e, em conjunto com toda a Comunidade Educativa, desenhar e definir estratégias para que os seus alunos, nossos filhos e educandos, possam atingir um nível elevado de conhecimentos.
A Associação de Pais manifesta com apreço que o Agrupamento, embora longe do topo, apresenta um ìndice de secesso de 7,76% o que o leva a ocupar o 56º lugar, contra o 360º lugar com base na média dos exames.
O contributo de cada um é fundamental para uma Escola Melhor!
 
Como o ranking das escolas é abordado de maneira diferente, pelos diferentes meios de comunicação social, deixamos alguns links:
     SIC Notícias
     Público
     Jornal de Notícias
     Observador
 

No próximo dia 15 vai decorrer uma conferência nacional sobre o Perfil dos Alunos no Final da Escolaridade Obrigatória.

As Escolas/Agrupamentos foram convidadas a associarem-se a esta iniciativa, realizando atividades ao longo desta semana, culminando no próximo dia 15 com uma sessão de apresentação a toda a comunidade educativa. A mesma irá decorrer no auditório da Escola Básica de Lamego (Ciclo) pelas 17:30 horas. Todos estão convidados! A nossa participação é fundamental!

 

Entretanto, amanhã, dia 12, irão decorrer sessões de trabalho onde participam Pais, Alunos e Professores, por ano de escolaridade, com o objetivo de analisarem o novo perfil do aluno.

Seguem links relacionados com o Perfil dos Alunos.

                - Despacho que aprova o perfil - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Legislacao/2017_despacho_64.pdf

                - Programa da conferência do dia 15 - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/programa.pdf

                - Perfil dos alunos - http://area.dge.mec.pt/diadoperfil/docs/perfil.pdf

                

Não nos podemos alear deste evento. Vamos participar!