×

Alerta

Falha ao carregar ficheiro XML

Exposição "Dia de la Hispanidad"

 

Promovida pelo Grupo de Espanhol, está patente no átrio da Escola Secundária Latino Coelho, a exposição subordinada ao tema "Dia de la Hispanidad".

Os trabalhos expostos foram realizados pelos nossos alunos.

Disponíveis todas as fotografias, aqui.

 

Publicamos de seguida um artigo da autoria do Grupo de Espanhol, sobre o Dia de la Hispanidad

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: “El Día de la Hispanidad”.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis unem-se a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica. Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até ao século XV, as civilizações americanas desenvolviam-se separadamente, sem nenhum contato com o mundo antigo.

No dia 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu do porto espanhol de Palos de la Frontera, Sevilha, rumo à Ásia. Iniciou a viagem por mar desconhecido ou “mar tenebroso”, como era chamado por aqueles que não entendiam de navegação. As embarcações que partiram nesta viagem foram: Pinta, capitaneada por Martín Alonso Pinzón; Niña, a cargo de Vicente Yáñez Pinzón e Santa María, comandada pelo próprio Colombo. Todas eram embarcações pequenas, com mais ou menos 30 metros de comprimento por 8 de largura. Os tripulantes eram num total de 150, recrutados entre aventureiros e homens ousados que queriam tentar a sorte numa aventura arriscada.

Durante a viagem, Colombo preocupou-se em anotar no diário cada momento importante da travessia. Estes registros revelam que o percurso foi cheio de dificuldades, entre eles, a falta de comida e as doenças que atingiram parte da tripulação. Com o passar do tempo, os homens começaram a duvidar do sucesso da viagem, mas Colombo conseguiu conter os ânimos, pedindo paciência. Em poucos dias, quando avistaram terra, tudo mudou. Era o dia 12 de outubro de 1492.
A partir de então, no dia 12 de outubro de cada ano, os latino-americanos comemoram "El Día de la Raza", ou "Día de las Culturas" ou também "Día de la Hispanidad", celebrando a união das etnias, dos povos e dos continentes.

Para comemorar este dia, no AELC, ao longo do dia 13 de outubro serão várias as atividades que irão decorrer.

Realizar-se-á uma exposição com trabalhos, alusivos à data, realizados pelos alunos de espanhol. Nesta exposição, a comunidade escolar poderá também observar alguns objetos relacionados com a cultura espanhola como castanholas, leques, um traje de sevilhana, as caravelas de Cristóvão Colombo, entre outros. O programa desse dia tornar-se-á possível através de cartazes criativos e coloridos, elaborados pelos alunos de Espanhol  afixados no recinto escolar. Finalmente, a comemoração do dia culminará com uma ementa espanhola no refeitório, onde a comunidade escolar poderá provar um dos pratos típicos da gastronomia espanhola, a “paella”.

                                                       FELIZ DÍA DE LA HISPANIDAD