×

Alerta

Falha ao carregar ficheiro XML

No passado dia 9 de maio decorreu, a partir de Lamego, o 1º Encontro Pedagógico no Ensino à Distância.

Eis a nota que nos chegou sobre o referido encontro, aqui.

 

Também os professores de Espanhol, a nível nacional, têm reunido regularmente, desde o passado dia 4 de abril, por forma a analisarem as melhores estratégias a usar no Ensino à Distância

Informação adicional sobre estes encontros, aqui.

 

O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta! Sempre renovado e cada vez mais abrangente. Este ano, temos uma novidade deslumbrante! Quer saber? Vamos contar!
Nesta edição, as quatro línguas juntam-se e os textos de apreciação de livros, produzidos em português, vão ser traduzidos em espanhol, francês e inglês por alunos que frequentam estas disciplinas, sob a orientação dos seus professores. Não é extraordinário? Para além da fantástica equipa de ilustradores que tanto enriquece este projeto, agora, junta-se a ele uma prometedora equipa de tradutores. E é neste espírito colaborativo e no prazer de trabalhar em equipa que o trabalho se vai tornando cada vez mais rico e estimulante.
 
Leandro, Rei da Helíria
 
Escrita por Alice Vieira a partir da história tradicional da princesa que comparou o seu amor pelo pai à necessidade que a comida tem do sal, esta peça vai muito além da narrativa que lhe deu origem, quer pela presença de temas como os deveres e a atuação de quem tem poder, quer pela inclusão de personagens marcantes, ou pelas suas qualidades ou pelos defeitos, quer ainda por causa dos inesquecíveis momentos cómicos.
 
Li e Gostei! - Leandro, Rei da Helíria
 
Edições Anteriores
 
Li e Gostei! - O Cavaleiro da Dinamarca
Li e Gostei! - A  Abóbada
Li e Gostei! - O Principezinho
Li e Gostei! - Robinson Crusoé

 

 

A seguir apresentamos todos os textos qur foram publicados ao longo da 4ª edição do Leitura(s) para todos - Li e Gostei!

 

Li e Gostei! - Alice no País das Sapatilhas

Li e Gostei! - Diário de uma Totó

Li e Gostei! - George

Li e Gostei! - A Floresta

Li e Gostei! - O Zé das Moscas

Li e Gostei! - A avozinha gângster

Li e Gostei! - Crónica do Rei Pasmado

Li e Gostei! - Se isto é um homem

Li e Gostei! - História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Li e Gostei! - As gémeas – O segundo ano em Santa Clara

Li e Gostei! - Missão impossível

Li e Gostei! - As mil e uma noites

Li e Gostei! - Metamorfose

Li e Gostei! - O Vendedor de Passados

Li e Gostei! - Vinte mil léguas submarinas

Li e Gostei! - O beijo da palavrinha

Li e Gostei! - Grandes Esperanças

Li e Gostei! - Uma Chuvada na Careca

Li e Gostei! - O Primo Basílio

Li e Gostei! - O Rapaz de Bronze

Li e Gostei! - Luuanda

Li e Gostei! - Histórias de um gato e de um rato que se tornaram amigos

Li e Gostei! - Chamo-me Mozart

Li e Gostei! - Tobias e o Anjo

Li e Gostei! - O Homem da Nuvem Escura

Li e Gostei! - Histórias e Lendas da Europa

Li e Gostei! - O Menino-Estrela

Li e Gostei! - Sempre do teu lado

Li e Gostei! - A Farsa de Inês Pereira

Li e Gostei! - Nelson Mandela

Li e Gostei! - Pardinhas

Li e Gostei! - O rapaz que contava histórias

Li e Gostei! - O Sermão de Santo António

Li e Gostei! - O Beijo da Palavrinha

Li e Gostei! - Frei Luis de Sousa

Li e Gostei! - Zara e Pirata dos Açores

Li e Gostei! - A Ilha do Tesouro

Li e Gostei! - Isto não é lixo?

Li e Gostei! - Amor de Perdição

Li e Gostei! - Uma pequenina luz

  

No âmbito da disciplina de Espanhol, professores, alunos e respetivos encarregados de educação dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 11.º anos do Agrupamento Latino Coelho tivemos a oportunidade de participar numa viagem de estudo a Valladolid, Espanha, no dia 4 de maio.
Esta viagem teve como principais objetivos pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, identificar o contraste das línguas portuguesa e espanhola e desenvolver atitudes de respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos tolerantes, autónomos, participativos e civicamente responsáveis.
Saímos da nossa histórica e monumental cidade de Lamego às 6h da manhã em direção a Castilla y León, fazendo pequenas paragens, essenciais ao bem-estar de todos os participantes.
 
Chegados a Valladolid, visitamos a casa de Cervantes. O Museo Casa de Cervantes é a casa onde viveu Miguel de Cervantes Saavedra entre 1604 e 1606 e onde escreveu obras como El coloquio de los perros ou El casamiento engañoso. A sua estadia em Valladolid também coincide com a publicação da primeira edição de Don Quijote em 1605.O Museu está situado na rua do Rastro, apesar dos seus jardins terminarem na rua Miguel Íscar, à qual se acede pela Pasaje de Dulcinea. Parte do imóvel é sede de la Real Academia de Bellas Artes.
Depois da visita, seguimos para um parque perto do Estádio José Zorrilla – estádio do Real Valladolid - onde partilhamos os nossos farnéis portugueses, com direito a fruta, bôla e a umas belas cavacas de Resende.
 
Fomos depois passear pelas ruas de Valladolid (Calle Platerías, Iglesia de la Vera Cruz; Plaza de Portugalete - Catedral, estátua de Cervantes, Colegiata de Santa María e Iglesia de la Antigua -; fachada da Universidade; Plaza de Santa Cruz), aproveitando para comprar alguns “recuerdos” para os que não puderam acompanhar-nos.
 
Seguiu-se a visita ao Museu Nacional de Escultura, que pertence ao  Ministério da Cultura de Espanha e alberga esculturas desde a Idade Média até inícios do século XIX, assim como um grande número de pinturas de grande qualidade (Rubens, Zurbarán ou Meléndez). Possui a coleção escultórica espanhola mais importante da Península e uma das europeias mais importantes desta temática. Desde 2012, que os seus fundos se encontram distribuídos pelo Colégio de San Gregório, pelo Palácio de Villena (situado à frente) e pelo Palácio do Conde de Gondomar ou Casa do Sol.
Sem sombra de cansaço, dirigimo-nos até à Plaza Mayor, onde lanchamos e confraternizamos, até à hora da despedida da cidade.
 
Chegamos de noite à nossa cidade de Lamego com o sentimento do dever cumprido e cheios de vontade de regressar em breve à terra de “nuestros hermanos”, mas desta vez por uma semana, vivendo como espanhóis, através dos novos projetos eTwinning-Erasmus, no âmbito da disciplina da segunda língua mais falado do mundo – ESPANHOL.
 

 

As professoras e alunos de Espanhol do Agrupamento Latino Coelho

 

 

 

 

A APEEALC deseja um excelente dia a todas as Mães