×

Alerta

Falha ao carregar ficheiro XML

A Semana da Leitura deste ano decorreu entre os dias 19 e 23 de abril.

Integrado no programa de português, como elaborar uma notícia, alguns alunos escreveram as seguintes notícias.

Foi entre os dias 19 e 23 de abril de 2021 que decorreu a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, assinalada com várias atividades, entre elas: “O livro da minha vida”.
“O livro da minha vida” foi uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Lamego destinada aos pais dos alunos, tendo estes sido convidados a gravar um pequeno vídeo dando um testemunho do livro da sua vida e porquê.
Estes vídeos foram compartilhados nas páginas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, da Rede das Bibliotecas de Lamego e da Câmara Municipal de Lamego, podendo assim ser visionados pela comunidade escolar.
Diogo Morgado, 5.ºD
 
“O Livro da minha vida” foi uma atividade proposta pela Rede de Bibliotecas de Lamego aos encarregados de educação de alunos de várias turmas, com o objetivo de partilharem o livro que mais gostaram de ler e porquê.
Os encarregados de educação tinham de gravar um vídeo ou áudio com alguma informação e opinião sobre o livro escolhido, num espaço de, aproximadamente, dois minutos. A participação não era obrigatória, pois havia pais de alunos que não tinham disponibilidade.
Havia cerca de uma semana para realizar, gravar e enviar. Antes de se falar sobre o livro poderia ser escrito um texto que servia de guia para a apresentação do mesmo.
Depois de realizada toda a atividade, as participações foram colocadas nas redes sociais do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, da Rede de Bibliotecas de Lamego e da Câmara Municipal de Lamego
Diogo Gonçalves, 5.ºD
 
No dia 21 de abril de 2021, pelas 10:30, dois alunos da turma 5.ºD foram partilhar leituras sobre dois livros do autor Luís Sepúlveda, no âmbito das atividades da Semana da Leitura, dinamizada pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho.
Esta atividade foi realizada pelos alunos Inês Lourenço e Gabriel Magalhães em 2 salas, 21 e 5, para as turmas 5.º C e 5.ºE, sendo apresentados os livros “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e “A história de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda, o escritor homenageado durante a Semana da Leitura, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
As opiniões dos alunos das turmas visitadas foram bastante positivas, tendo expressado que gostariam de ler os livros apresentados e outros do mesmo autor.
Inês Lourenço, 5.ºD
 
Obrigado por partilharem estas notícias e agurardamos a partilha de mais.

No passado dia 9 de maio decorreu, a partir de Lamego, o 1º Encontro Pedagógico no Ensino à Distância.

Eis a nota que nos chegou sobre o referido encontro, aqui.

 

Também os professores de Espanhol, a nível nacional, têm reunido regularmente, desde o passado dia 4 de abril, por forma a analisarem as melhores estratégias a usar no Ensino à Distância

Informação adicional sobre estes encontros, aqui.

 

O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta! Sempre renovado e cada vez mais abrangente. Este ano, temos uma novidade deslumbrante! Quer saber? Vamos contar!
Nesta edição, as quatro línguas juntam-se e os textos de apreciação de livros, produzidos em português, vão ser traduzidos em espanhol, francês e inglês por alunos que frequentam estas disciplinas, sob a orientação dos seus professores. Não é extraordinário? Para além da fantástica equipa de ilustradores que tanto enriquece este projeto, agora, junta-se a ele uma prometedora equipa de tradutores. E é neste espírito colaborativo e no prazer de trabalhar em equipa que o trabalho se vai tornando cada vez mais rico e estimulante.
 
Leandro, Rei da Helíria
 
Escrita por Alice Vieira a partir da história tradicional da princesa que comparou o seu amor pelo pai à necessidade que a comida tem do sal, esta peça vai muito além da narrativa que lhe deu origem, quer pela presença de temas como os deveres e a atuação de quem tem poder, quer pela inclusão de personagens marcantes, ou pelas suas qualidades ou pelos defeitos, quer ainda por causa dos inesquecíveis momentos cómicos.
 
Li e Gostei! - Leandro, Rei da Helíria
 
Edições Anteriores
 
Li e Gostei! - O Cavaleiro da Dinamarca
Li e Gostei! - A  Abóbada
Li e Gostei! - O Principezinho
Li e Gostei! - Robinson Crusoé

 

 

A seguir apresentamos todos os textos qur foram publicados ao longo da 4ª edição do Leitura(s) para todos - Li e Gostei!

 

Li e Gostei! - Alice no País das Sapatilhas

Li e Gostei! - Diário de uma Totó

Li e Gostei! - George

Li e Gostei! - A Floresta

Li e Gostei! - O Zé das Moscas

Li e Gostei! - A avozinha gângster

Li e Gostei! - Crónica do Rei Pasmado

Li e Gostei! - Se isto é um homem

Li e Gostei! - História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Li e Gostei! - As gémeas – O segundo ano em Santa Clara

Li e Gostei! - Missão impossível

Li e Gostei! - As mil e uma noites

Li e Gostei! - Metamorfose

Li e Gostei! - O Vendedor de Passados

Li e Gostei! - Vinte mil léguas submarinas

Li e Gostei! - O beijo da palavrinha

Li e Gostei! - Grandes Esperanças

Li e Gostei! - Uma Chuvada na Careca

Li e Gostei! - O Primo Basílio

Li e Gostei! - O Rapaz de Bronze

Li e Gostei! - Luuanda

Li e Gostei! - Histórias de um gato e de um rato que se tornaram amigos

Li e Gostei! - Chamo-me Mozart

Li e Gostei! - Tobias e o Anjo

Li e Gostei! - O Homem da Nuvem Escura

Li e Gostei! - Histórias e Lendas da Europa

Li e Gostei! - O Menino-Estrela

Li e Gostei! - Sempre do teu lado

Li e Gostei! - A Farsa de Inês Pereira

Li e Gostei! - Nelson Mandela

Li e Gostei! - Pardinhas

Li e Gostei! - O rapaz que contava histórias

Li e Gostei! - O Sermão de Santo António

Li e Gostei! - O Beijo da Palavrinha

Li e Gostei! - Frei Luis de Sousa

Li e Gostei! - Zara e Pirata dos Açores

Li e Gostei! - A Ilha do Tesouro

Li e Gostei! - Isto não é lixo?

Li e Gostei! - Amor de Perdição

Li e Gostei! - Uma pequenina luz

  

No âmbito da disciplina de Espanhol, professores, alunos e respetivos encarregados de educação dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 11.º anos do Agrupamento Latino Coelho tivemos a oportunidade de participar numa viagem de estudo a Valladolid, Espanha, no dia 4 de maio.
Esta viagem teve como principais objetivos pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, identificar o contraste das línguas portuguesa e espanhola e desenvolver atitudes de respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos tolerantes, autónomos, participativos e civicamente responsáveis.
Saímos da nossa histórica e monumental cidade de Lamego às 6h da manhã em direção a Castilla y León, fazendo pequenas paragens, essenciais ao bem-estar de todos os participantes.
 
Chegados a Valladolid, visitamos a casa de Cervantes. O Museo Casa de Cervantes é a casa onde viveu Miguel de Cervantes Saavedra entre 1604 e 1606 e onde escreveu obras como El coloquio de los perros ou El casamiento engañoso. A sua estadia em Valladolid também coincide com a publicação da primeira edição de Don Quijote em 1605.O Museu está situado na rua do Rastro, apesar dos seus jardins terminarem na rua Miguel Íscar, à qual se acede pela Pasaje de Dulcinea. Parte do imóvel é sede de la Real Academia de Bellas Artes.
Depois da visita, seguimos para um parque perto do Estádio José Zorrilla – estádio do Real Valladolid - onde partilhamos os nossos farnéis portugueses, com direito a fruta, bôla e a umas belas cavacas de Resende.
 
Fomos depois passear pelas ruas de Valladolid (Calle Platerías, Iglesia de la Vera Cruz; Plaza de Portugalete - Catedral, estátua de Cervantes, Colegiata de Santa María e Iglesia de la Antigua -; fachada da Universidade; Plaza de Santa Cruz), aproveitando para comprar alguns “recuerdos” para os que não puderam acompanhar-nos.
 
Seguiu-se a visita ao Museu Nacional de Escultura, que pertence ao  Ministério da Cultura de Espanha e alberga esculturas desde a Idade Média até inícios do século XIX, assim como um grande número de pinturas de grande qualidade (Rubens, Zurbarán ou Meléndez). Possui a coleção escultórica espanhola mais importante da Península e uma das europeias mais importantes desta temática. Desde 2012, que os seus fundos se encontram distribuídos pelo Colégio de San Gregório, pelo Palácio de Villena (situado à frente) e pelo Palácio do Conde de Gondomar ou Casa do Sol.
Sem sombra de cansaço, dirigimo-nos até à Plaza Mayor, onde lanchamos e confraternizamos, até à hora da despedida da cidade.
 
Chegamos de noite à nossa cidade de Lamego com o sentimento do dever cumprido e cheios de vontade de regressar em breve à terra de “nuestros hermanos”, mas desta vez por uma semana, vivendo como espanhóis, através dos novos projetos eTwinning-Erasmus, no âmbito da disciplina da segunda língua mais falado do mundo – ESPANHOL.
 

 

As professoras e alunos de Espanhol do Agrupamento Latino Coelho